Neem: um excelente inseticida natural

  • por

O Neem ou Nim como é popularmente conhecida no Brasil, é uma árvore que tem origem na Índia, pode atingir até 25 metros de altura e 10 metros de diâmetro quando as condições de clima e solo são favoráveis.

Seu nome científico é Azadirachta indica e possui uma gama enorme de usos, inclusive na agricultura por ser um excelente inseticida natural e contribuir no controle de insetos-praga e doenças em plantas. Na agricultura orgânica já é utilizado como inseticida natural sobre várias formas: o óleo retirado dos frutos e pó de folhas ou ramos triturados.

Sua ação inseticida e repelente já foi comprovada em mais de 400 espécies de insetos agindo no comportamento alimentar, no desenvolvimento do inseto, na inibição de postura de ovos, e na fecundidade.

Atuação no comportamento alimentar

Quando um inseto inicia sua alimentação em parte da planta tratada com Neem, três compostos entram em ação: A Azadiractina, Salanina e Melandriol. Essas substâncias provocam movimentos antiperistausticos no seu sistema digestivo, como se o inseto fosse “vomitar” o alimento. Isso causa a paralização na alimentação e repelência a planta. Em insetos sugadores a alimentação também é bloqueada.

Regulação no crescimento

O ciclo de vida dos insetos é marcado pela fase de Ovo, larva ou lagartas, pupa ou ninfas e inseto adulto. A Azadiractina interfere no mecanismo de crescimento dos insetos impedindo a troca de fases. Em muitos casos pode-se encontrar pupas e lagartas deformadas.

Fecundidade e postura de ovos

O nim também impede que os insetos coloquem seus ovos sobre partes das plantas, e além disso diminui sua fecundidade ou seja, o número de ovos depositados nas plantas pelas fêmeas dos insetos é muito prejudicado. Provocando a diminuição da população do inseto.

Formas de utilização do Neem

Atualmente já existem empresas que comercializam o Neem sobre várias formas, mas para o uso em hortas, pomares ou plantas ornamentais a mais utilizada é:

Óleo de Neem– é extraído pelo processo de prensagem das sementes secas. É nessa forma que há maiores concentrações de substâncias com efeito inseticida e repelente para controle alternativo de cochonilhas, pulgões, tripes, ácaros e outros insetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *